top of page
logo3.png

impact hub caracas

     Impact Hub global network foi desenhada para ações criativas, fundada em 2005 em Londres. A sede em Caracas está situada em um país que enfrenta um contexto de profunda crise social, econômica e política, além de problemas sérios de segurança, o grupo do Impact Hub em Caracas teve como consequência principal unir uma comunidade intelectualmente preparada com membros dispostos à fazerem ‘algo’ pela Venezuela, e são movidos e ligados entre si por empatia, colaboração e comprometimento.

    O projeto espacial do Impact Hub teve, pois, papel importantíssimo nesta questão, uma vez que a ambiência proporcionada deveria ser inspiradora e como muitos membros afirmam, ser capaz de transporta-los para outro “lugar”, de modo que os problemas enfrentados por essa sociedade atualmente não coibissem a própria busca de soluções para tais e ficassem ‘do lado de fora’.

     Com isso em vista, o senso de comunidade entre os membros foi o fator x da questão e o design do ambiente foi decidido grupalmente, o que fez com que antes mesmo da materialização desse, já houvesse todos uma expectativa de inserção no espaço futuro e de estabelecimento de relações com este. 

     A escolha da nova sede considerou como critério básico um local bem atendido pelo transporte público e boa mobilidade de pessoas na vizinhança, de modo que se instalasse de maneira aberta, convidativa e acessível, físico e financeiramente. A escolha final após três análises de localidades, deu-se em um edifício que parecia emergir como um novo local de empreendedorismo jovem da cidade, com espaços colaborativos e start-ups.

    Assim, o espaço conformou-se a partir do co-design entre a comunidade do Hub, seus empresários e o grupo administrativo “idealizando desenhos de plantas e discutindo quais sentimentos queríamos que o espaço transmitisse”, o que resultou na configuração de briefings que passaram por seleção.

 

“Nós gostaríamos de ter tetos altos e menos paredes possíveis, dando-nos espaço para encontros flexíveis durante os intervalos”

 

       Assim, foi elaborado pelo grupo 12 projetos do ambiente, os quais em um próximo encontro passaram por mais uma seleção. A decisão definitiva entre as duas propostas finais foi tão difícil que foi pedido aos dois finalistas para colaborarem juntos e desenharem um projeto final.

      Como resultado da ambiência colaborativa, a cofundadora Cláudia Valladares explica que uma de suas metas é mostrar que isso é possível na Venezuela e que até agora as responsivas foram altamente positivas. Ela contou que o espaço é preenchido de sinergias, trocas e pessoas benevolentemente se ajudando no desenvolvimento de ideias, plataformas e projetos, além de inclusive já ter visto pessoas abrindo start-up juntas.  O edifício obteve tanto sucesso naquilo que se propôs, que não é incomum a gestão do Impact Hub ter que pedir para os usuários concluírem os trabalhos pois já é hora de encerrar o funcionamento do estabelecimento. Tornou-se um refúgio criativo em um país que enfrenta seríssimos problemas.

 

Fonte: Groves, Kursty; Marlow, Oliver. Spaces for Innovation. The Design and Science of Inspiring Environments.  Páginas 114 - 117. Frame Publisher. 2016.

Fonte: GROVES, Kursty; MARLOW, Oliver. Spaces for Innovation. The Design and Science of Inspiring Environments.  Páginas 114 - 117. Frame Publisher. 2016.

bottom of page